Construído em 1958, ele foi reformado pela primeira vez em 1981, quando passou a ser a porta de entrada do turismo internacional no Nordeste , devido a sua localização geográfica, em meio às rotas do Atlântico sul.
O programa de modernização e recapacitação do complexo aeroportuário do Recife foi executado em três etapas. Orçada em 300 milhões de reais, a obra envolveu a construção de um terminal com 52 mil metros quadrados para atender a 5 milhões de passageiros por ano; um conector de 550 metros de extensão, com 11 pontes de embarque; o acréscimo de 305 metros aos 3 mil metros da pista de pouso e decolagem.
Também foram executados a ampliação do pátio de aeronaves, para receber simultaneamente 26 aviões e a criação de edifício-garagem com 72 mil metros quadrados.
No total, são cerca de 124 mil metros quadrados de área construída, em terreno de 193 538,91 metros quadrados.
O edifício do terminal de passageiros é uma lâmina de 270 metros por 70 metros de largura , com o conector e as pontes de embarque na face oeste, voltada para o pátio de aeronaves.
O edifício-garagem, com geometria perimetral em níveis escalonados de baixo para cima, possui efeito de esplanada, com vegetação nas bordas, e evidencia a praça Salgado Filho, projetada por Burle Marx no final da década de 1950.
Seu primeiro nome foi Aeroporto do Recife. Depois, em 1948, passou a se chamar Aeroporto Internacional Guararapes, por decreto do então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, em homenagem à Batalha de Guararapes, fato histórico de grande importância para todo o país. Apenas em 1958 o terminal de passageiros transfere-se para o bairro da Imbiribeira. Sua localização estratégica, tanto dentro do país quanto em relação ao Atlântico-Sul, faz do Guararapes um dos aeroportos mais importantes do Brasil. Considerado o terceiro melhor aeroporto do Brasil e o décimo melhor da América do Sul, é o sétimo aeroporto brasileiro em movimentação de passageiros e carga aérea, sendo o primeiro no Nordeste, e o décimo primeiro em manobras de aeronaves.
Em Fevereiro de 2016, o presidente da Azul Linhas Aéreas e o governador de Pernambuco assinaram um acordo de instalação de um centro de conexões da empresa no aeroporto do Recife. A partir do acordo, a Azul passou a operar mais 15 voos diários na capital pernambucana, que passa a ser a única cidade com voos diretos para todas as capitais do Nordeste. De acordo com o presidente da companhia, Antonoaldo Neves, dos cerca de 1 milhão de passageiros transportados pela empresa em todo o país (até agosto de 2016), 500 mil fizeram conexão no aeroporto do Recife. Além do incremento nas rotas domésticas, a Azul também implantou seu primeiro voo internacional partido do Nordeste, o qual tem como destino a cidade de Orlando na Flórida. Em 2018, a empresa iniciou novas rotas internacionais partindo para Fort Lauderdale, também na Flórida, e para cidades da Argentina.
Quantos aeroportos têm no Recife?
Somente um. Agora no estado tem em funcionamento temos quatro (Recife, Fernando de Noronha, Caruaru e Petrolina).
Em que bairro fica o aeroporto do Recife?
O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre está localizado no bairro da Imbiribeira, a onze quilômetros do centro da cidade.
Dicas de Pernambuco
- Praias incríveis de Pernambuco;
- Conheça o City tour Recife/Olinda;
- 8 motivos para você e sua família conhecer Porto de Galinhas;
- Hotéis próximos ao Aeroporto do Recife;
- Qual a voltagem de Pernambuco? Saiba antes de viajar.