O Aeroporto do Recife cumpre um importante papel para a cidade e toda a Região Nordeste do Brasil, favorecendo as relações econômicas, propiciando o intercâmbio de pessoas e o transporte de mercadorias por todo o país e exterior. O terminal de passageiros atual conta com capacidade para receber 16,5 milhões de passageiros por ano, o que faz do Aeroporto dos Guararapes o maior, em capacidade anual, do Norte-Nordeste do Brasil. Além disso, conta com um pátio de 21 posições de aeronaves dotadas de jetways (conectores climatizados); 64 balcões de check-in e 2 120 vagas de estacionamento.
O Aeroporto dos Guararapes é o único do país que conta com uma delegacia especializada para atender o turista. Desde o início de 2005, o Guararapes tem também uma delegacia de imigração da Polícia Federal, que presta serviços de emissão de passaportes.
Como as jangadas só saem na maré baixa (o que acontece geralmente na parte da manhã), cheque antes a tábua da maré para não perder o passeio. Quanto mais baixa a maré, melhor o visual.