O que fazer em Recife, Oficina Cerâmica Francisco Brennand é uma ótima escolha



A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um museu de arte brasileiro localizado na cidade do Recife, capital de Pernambuco. Foi criada pelo artista plástico pernambucano que dá nome ao conjunto arquitetônico, Francisco Brennand.

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand que desde 1971 vem reconstruindo a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917 que estava em ruína e agora transformado num colossal projeto de esculturas cerâmicas. A oficina pretende divulgar e difundir a arte de Francisco Brennand, abrigando as esculturas, pinturas e cerâmicas do artista plástico. Local de indescritível beleza que integra a paisagem do antigo Engenho São João.




Trata-se de um complexo monumental —museu e ateliê — com aproximadamente 2 mil obras, entre esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. A principal temática da obra de Francisco Brennand é a origem da vida e a eternidade das coisas.



“Isso tudo vai nos introduzir ao mundo da reprodução – as coisas são eternas porque se reproduzem – a eternidade é a reprodução – o próprio universo é uma forma de reprodução como se fosse a história de um imenso desejo”. Francisco Brennand in “O Oráculo contrariado. Editora Bagaco: Recife, 2005.



Possui diversas obras inspiradas na mitologia grega-romana, história, fauna e flora, literatura dentre outros personagens.

Qual é a principal técnica de Francisco Brennand?

O artista trabalha a cerâmica não só com a forma mas também com a cor. Obtém uma grande quantidade de tonalidades por meio das variações de temperatura que atuam sobre os pigmentos durante a queima das peças. As esculturas de Brennand apresentam o caráter de tótens, ou se relacionam a signos da tradição popular.

A Oficina Brennand é o lugar ideal para se surpreender com o talento múltiplo do pernambucano Francisco Brennand. O artista plástico produziu muitas pinturas, mas o seu forte são as esculturas e painéis em cerâmica. Ao chegar na Oficina, quatro esculturas de saltimbancos dão as boas-vindas aos visitantes. A partir daí você irá se deparar com os formatos fálicos, traços típicos da arte de Brennand, que contém forte conotação sexual.



Criada em 1971 a partir das ruínas de uma olaria do início do século XX,  instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, ainda tem como atrativo uma parte remanescente da Mata Atlântica e as águas do rio Capibaribe.



O conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação e com novas obras do artista, cria um universo particular repleto de templos, pinturas, painéis de azulejos e esculturas, além de jardins projetos por Burle Marx. O passeio merece atenção durante um dia todo, e na hora da fome, a lanchonete local traz boas opções.



Horário de visitação:

Segunda a Quinta: das 08:00 às 17:00 horas
Sexta feira: das 08:00 às 16:00 horas
Sábado e Domingo: das 08:00 às 16:00 horas

Está vindo para o Nordeste e quer conhecer esse paraíso? Temos transfer em Recife? Solicite um orçamento com a nossa empresa e confira todas as opções que temos.



Dicas de Pernambuco

Deixe um comentário